quinta-feira, julho 31, 2008

Novo ‘site’ de buscas quer desbancar o Google

Já está em operação o novo site de buscas Cuil – serviço criado por antigos engenheiros do Google que chega com a missão de superar em tamanho o líder do setor. Enquanto isso não acontece, o Google vem ganhando espaço no mercado de buscas brasileiro e domina praticamente 90% do segmento. Dados da consultoria Predicta apontam, por exemplo, que 88,9% das buscas orgânicas (não patrocinadas) foram feitas pelo site em junho, um crescimento de 1,3 ponto percentual em relação a maio.

Contudo, de acordo com os criadores do Cuil, a nova ferramenta – acessada através do endereço www.cuil.com – é capaz de indexar mais rápido e de forma mais barata uma porção ainda maior da web em comparação ao Google.

Segundo a empresa, o novo site vai além das técnicas de busca dominantes, que se concentram em links e padrões de tráfego de audiência, e em lugar disso analisa o contexto de cada página e os conceitos por trás de cada pedido de busca dos usuários.

Conforme explica o co-fundador e presidente executivo da Cuil (pronuncia-se como a palavra inglesa cool), Tom Costello, os significativos avanços em tecnologia de busca permitiram que a empresa tivesse a capacidade de indexar uma parte bem maior da internet. “Com isso, estamos colocando quase toda a web ao alcance dos usuários”, declarou.

Enquanto o Cuil marca sua estréia na web e a liderança do setor permanece nas mãos do Google, seus principais concorrentes internacionais continuam praticamente empatados na disputa pelo mercado nacional. Em junho, a Microsoft teve 3,7% das buscas, contra 3,6% do Yahoo!. Outros sites nacionais de buscas ficaram com 3,1% do mercado.

via: ibahia

Nenhum comentário: