terça-feira, setembro 02, 2008

Xisto Bahia - (Primeira música gravada no Brasil)

Primeira música gravada no Brasil é disponibilizada no YouTube
Carol Neves | Redação CORREIO

O compositor Xisto de Paula Bahia, nascido em Salvador, compôs a primeira música brasileira a ser gravada, em 1902, o lundu 'Isto é Bom'. O cantor fez sucesso durante o Segundo Reinado, musicando o poema de Plínio de Lima, 'Ainda e Sempre'.

Xisto, com sua voz de barítono, iniciou sua carreira como corista em Salvador. Ele nunca estudou formalmente música, compondo de maneira intuitiva, autodidata. Ele foi considerado pelo escritor romântico Arthur de Azevedo como o 'maior ator nacional que tivemos', em referência às comédias que escreveu e também protagonizou. O sucesso sempre esteve com ele, em todas as atividades artísticas em que se envolveu.

O intérprete da canção, Bahiano, o Manuel Pedro dos Santos, nasceu em Santo Amaro da Purificação e foi o primeiro cantor profissional do país, além de também ter gravado o primeiro disco brasileiro. Bahiano também era especializado em modinhas e lundus, que cantava acompanhando com o violão, e conseguiu seu lugar definitivo na história da música popular brasileira, e especialmente do samba, com a gravação de 'Pelo Telefone', em 1917. A música é considerada o primeiro samba a ser gravado no Brasil, segundo o Wikipedia.

É um pouquinho do talento destes dois pioneiros que podemos desfrutar agora. Veja abaixo o vídeo de 'Isto é Bom'.

O lundu, de acordo com o Clique Music, foi o primeiro ritmo afro-brasileiro. É baseado em batuques, com muita malemolência, e acompanhamento de bandolins. Foi o primeiro gênero a fazer fusão entre elementos da música branca e da música negra. Xisto Bahia foi o grande nome do ritmo e 'Isto é Bom' é um de seus expoentes.

via: correio

Um comentário:

Anônimo disse...

Nice video add more video i like your video....